Olá, posso ajudar?

Blog

CMAR — Controle de Materiais de Acabamento e Revestimen

O que é, qual a sua importância e como você deve adquirir a sua CMAR

Se preparar contra incêndios não é uma coisa simples nem muito menos rápida de se fazer, apenas treinar os funcionários, colocar extintores em locais estratégicos e sprinklers bem-posicionados não é o bastante. Ao pensar na proteção contra incêndios, não apenas equipamentos e treinamento é importante como também fortalecer os cômodos em si.

E é para isso que a CMAR existe.

CMAR como é abreviado pelos profissionais do Corpo de Bombeiros o Controle de Materiais de Acabamento e Revestimento. O documento tem o dever de garantir que a estrutura, seja do imóvel, do empreendimento ou do edifício sejam feitas de materiais não inflamáveis e menos propensos a causar um incêndio, fornecendo assim um tempo valioso para que seus ocupantes escapem pelas saídas de emergência devidamente finalizadas.

O CMAR é obrigatório em edificações igual ou superior a 750 m² e igual ou maior a 12 m de altura, sendo vistoriada a partir dos seguintes itens:

— Quaisquer tipos de pisos;

— Paredes e divisórias entre os ambientes;

— Tetos e forros;

— Coberturas;

Vale lembrar também para aqueles que almejam seu AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) a CMAR é apenas um dos outros documentos que você deve adquirir tanto para renová-lo como para adquiri-lo.

Não é apenas o fogo que causa danos

Voltemos a 27 de janeiro de 2013 em Santa Maria, exclusivamente para a madrugada que ocorreu a tragédia da Boate Kiss, muitas pessoas perderam suas vidas pela falta da CMAR naquela noite.

A fumaça tóxica, um dos principais quesitos que a CMAR tem o objetivo de prevenir teria sido o diferencial para salvar aquelas vidas. A fumaça do incêndio desorienta as pessoas aos poucos e prejudica a visualização das saídas de emergência. Materiais que não foram selecionados e aprovados pelo profissional são mais propensos a acelerar a evolução do incêndio.

Como adquirir o seu Laudo CMAR?

Assim como qualquer projeto que envolva a segurança das pessoas é necessário contactar uma empresa para que seja disponibilizado um responsável técnico que tenha conhecimento dos padrões do Corpo de Bombeiros para deixar o projeto nos conformes.

Todo o procedimento deve ser iniciado com o Projeto de Combate a Incêndio, na qual é classificado quais materiais serão utilizados, isso incluindo paredes, pisos e todos os outros requisitos além de planejada as medidas necessárias no ambiente para melhor proteção.

Depois da instalação, verificação e aprovação o CMAR é emitido.

Qual o prazo de validade do CMAR?

A renovação do Laudo de Controle de Materiais de Acabamento e Revestimento deve ser feita a cada 2 a 5 anos dependendo do grau de risco classificado pelo Corpo de Bombeiros no momento da avaliação.

Nossos E-books gratuitos

A Sudaseg disponibiliza para todos E-books gratuitos sobre AVCB, CLCB entre outros. Navegue por nosso blog para conhecer mais sobre eles:

www.lojasudaseg.com.br/blog

E-book sobre AVCB:

https://docs.google.com/presentation/d/e/2PACX-1vTKNDBmEtHp01TQRl-tGJeAN7SnFEHgOsggCgKN9x5cQej7XF8l4u37GV0hsSwjLBOqKhg2uQT1i8Ku/pub?start=false&loop=false&delayms=3000

E-book sobre Portas Corta Fogo:

https://docs.google.com/presentation/d/e/2PACX-1vSaUBuozWtOSdEZA_XqvzpMfEje_qFMppE76TL0Em3Wu2tIiWzo8yWb3GPx3UQKF4ZJHLYzb-Go39Cg/pub?start=false&loop=false&delayms=3000

E-book sobre SPDA:

https://docs.google.com/presentation/d/e/2PACX-1vTAtO6Ca4lvBYJHYUQNYdNv-l5pCMVRiSITN9dH_DsozECO33Vvr6SZtrDl9sBsUiozTpKb1k_vUclG/pub?start=false&loop=false&delayms=3000

 

Compartilhe nosso conteúdo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Posts Recentes:

O que é o Certificado de Segurança (AVS)? Segurança sempre foi uma questão de ponto

A Sudaseg ficou algumas semanas sem colocar conteúdo nas Redes Sociais apenas para voltar com

Em 2019 a Lello Condomínios realizou uma pesquisa com cerca de 2 mil condomínios na