Olá, posso ajudar?

Blog

O Laudo de SPDA é a sua segurança contra Raios

Por que o Laudo de SPDA ou Para Raio é tão importante?

Em uma compilação de dados no ano de 2021, apenas no ano de 2020 foram registrados cerca de 144 milhões de raios cruzando o céu do território brasileiro — muito mais que a média calculada nos anos anteriores — a maioria deles ocorrendo na época do verão, período em que é mais propício desses fenômenos acontecerem.

O Brasil é o país líder no ranking de maior incidência de raios no mundo. Segundos dados mais aprofundados só nestes séculos foram catalogados 2.194 casos de morte por raios, uma média de 110 casos por ano desde 2000.

Como estas em áreas abertas acaba se tornando um risco a vida de qualquer pessoa a melhor opção seria buscar abrigo em prédios, casas ou áreas cobertas, por conta das inúmeras construções e estruturas mais altas que podem protegê-lo.

Uma delas é o Para Raio, no qual a verificação dele ocorre por meio do Laudo de SPDA.

O que é o Laudo de SPDA (Para Raio) exatamente?

O Laudo de Inspeção do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas – Laudo de SPDA (Para-Raios), é um documento técnico realizado por um profissional legalmente habilitado (Engenheiro Eletricista) contendo os registros das inspeções, inspeção visual, medições do sistema de aterramento, apontamento de não conformidades, relatório fotográfico e sugestões para adequações das não conformidades.

Tanto a NBR 5419 assim como NR-10 estabelecem certas normas para que empresas e condomínios providenciem o Laudo de SPDA e adquiram esse documento, provando assim estarem regularizados.

Como tirar o Laudo de SPDA?

A primeira coisa a se fazer é contactar um profissional especializado para a instalação correta e em um local adequado do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA), seguida dos devidos testes para verificar se o equipamento está funcionando de forma eficaz é emitido o Laudo de SPDA — Para Raio, afirmando que a instalação está em perfeitas condições e preparada para uso, mas é claro, o trabalho todo não para por aí.

A Anotação de Responsabilidade Técnica, chamada de ART é um documento emitido logo depois por um Engenheiro responsável, e entregue ao síndico, gerente ou responsável pelo edifício como garantia de que tudo foi verificado e aprovado conforme as normas. Este documento é renovado a cada 1 ano, durante o período de manutenções do aparelho.

Por meio de uma empresa especializa neste tipo de trabalho, como a Sudaseg este procedimento torna-se muito menos burocrático e muitas vezes mais rápido.

Quanto tempo até a renovação do meu Laudo de Para Raio?

As medições para emissão do Laudo Técnico de SPDA (para-raios) tem validade de 1 a 3 anos, variando conforme a região que a edificação se localiza (litorânea e comum) e se possui área classificada ou não.

O perigo de não manter a manutenção do meu Para Raio em dia e ignorar a SPDA

O Laudo SPDA visa garantir que o aparelho esteja funcionando perfeitamente, caso qualquer coisa esteja desalinhada a esta vistoria é um alerta vermelho para não só todos as pessoas dentro como também fora das mediações.

Um Para Raio guia descargas elétricas dos raios vindas de nuvens carregadas em direção ao solo, evitando que essa energia se desvie do seu percurso. Um equipamento de SPDA que não cumpra sua função pode fazer com que aparelhos ligados a fiação do prédio e qualquer um dentro e fora da estrutura aumente em muito a chance de sofrer uma parcela da descarga elétrica, podendo ser fatal em uma pessoa desprotegida.

O que é avaliado no Laudo de SPDA?

Nas inspeções é também avaliado as MPS (Medidas de Proteção contra Surtos), como por exemplo os DPS (Dispositivo de Proteção Anti Surto) da empresa.

A SPDA também é um dos documentos necessários para adquirir a AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

Caso deseja saber mais sobre a AVCB, CLCB ou outro Alvará de Segurança acesse o link abaixo para navegar por nosso blog e conhecer nossos E-book gratuito explicando mais sobre o tema.

• Nosso Blog:
https://www.lojasudaseg.com.br/index.php/blog/

• E-book gratuito sobre SPDA:
https://docs.google.com/presentation/d/e/2PACX-1vTAtO6Ca4lvBYJHYUQNYdNv-l5pCMVRiSITN9dH_DsozECO33Vvr6SZtrDl9sBsUiozTpKb1k_vUclG/pub?start=false&loop=false&delayms=3000

• E-book gratuito AVCB:
https://docs.google.com/presentation/d/e/2PACX-1vTKNDBmEtHp01TQRl-tGJeAN7SnFEHgOsggCgKN9x5cQej7XF8l4u37GV0hsSwjLBOqKhg2uQT1i8Ku/pub?start=false&loop=false&delayms=3000

 

Compartilhe nosso conteúdo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Posts Recentes:

O que é o Certificado de Segurança (AVS)? Segurança sempre foi uma questão de ponto

A Sudaseg ficou algumas semanas sem colocar conteúdo nas Redes Sociais apenas para voltar com

Em 2019 a Lello Condomínios realizou uma pesquisa com cerca de 2 mil condomínios na