“Ah, mas foi só uma vez que joguei ele pela janela. Como eu iria saber que iria cair na janela do andar debaixo?”

A resposta seria não, não tinha como saber, o problema aqui é que por causa desta atitude um incêndio aconteceu e pessoas sairão feridas.

Sabemos que não é um ato proposital, ninguém em sã consciência joga um cigarro pela janela com o único objetivo de fazer o apartamento do vizinho pegar fogo. A falta de respeito e preguiça de jogar o cigarro no local adequado pode ser fatores que faz com que incêndios assim se tornem comuns, mas o que estamos lidando aqui é muito mais profundo do que se imagina: nossa cultura.

Infelizmente o Brasil em comparação com outras nações e paises não foca muito no desenvolvimento da cultura de Segurança como o Japão, por exemplo, que fornece treinamento contra Tsunamis e Terremotos desde pequenos. Tal consequência de não fomentar essa curiosidade e necessidade nas crianças acaba por gerar adultos incosequentes e que não tendem a se preocupar muito com pequenas normas de segurança para sua proteção e dos outros.

“Cultura é o sistema de ideias vivas que cada época possui. Ou melhor, o sistema de ideias a partir das quais o tempo transcorre.”— Ortega,José

Um ótimo exemplo de como a cultura de Segurança Contra Incêndio pode ser melhor implementada é com a Brigada de Incêndio composta por moradores de condomínios. Quando alguém que você conhece e que convive relativamente, como um vizinho, lhe passa uma informação para sua proteção a chance de você ouvi-la e captá-la é muito maior.

A cultura para prevenção de incêndios deve ser implementada o quanto antes para que mais possíveis focos possam ser contidos e evitados.

Redes Sociais:

Home 5


https://www.instagram.com/sudaseg/
https://www.linkedin.com/in/sudaseg/
https://www.facebook.com/engenhariacombateainendio/