Em 2019 a Lello Condomínios realizou uma pesquisa com cerca de 2 mil condomínios na região da Grande São Paulo, o estudo apontou que 26% dos empreendimentos ainda estavam irregulares e deveriam sofrer mudanças para que o AVCB — Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros — fosse gerado.
Agora vem o questionamento, levando em consideração a quantidade de edifícios que foram construidos neste período de 2 anos e os efeitos que a pandemia causou, você acredita que este número caiu ou até mesmo aumentou?
Para compilar um pouco dessa resposta, a globo fez uma matéria recentemente, no dia 11 de agosto com o título:
“G1 – Prédios públicos de SP não têm auto de vistoria dos bombeiros – notícias em São Paulo”
Foram constatos que lugares como o Palácio dos Bandeirantes, a Assembleia Legislativa, a Câmara de São Paulo e a Sede da Prefeitura de São Paulo, que ainda tem um grande fluxo de pessoas mesmo durante a pandemia, não possuiam nenhum AVCB, o mínimo de segurança contra incêndios que qualquer empreendimento deveria possuir. A matéria até cita uma Unidade de Saúde no Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo, onde não existem extintores para eventual casualidade, tendo até uma cadeira de rodas dificultando o acesso a uma mangueira de incêndio.
Se os orgãos públicos que deveriam cuidar e servir de exemplo a todos os outros não cumprem com suas obrigações, o que dirá os demais empreendimentos?
A pandemia do Covid-19 foi um momento de muita insegurança, caos e problemas a serem resolvidos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo e agora está na hora de começar a arrumar a casa para receber as visitas.
Você, que é síndico, administrador, gerente ou responsável por alguma empresa, empreendimento, condominio residencial ou empresarial deve começar a ir atrás de sua segurança agora. E quando afirmamos ir atrás de sua segurança não significa apenas correr atrás do AVCB pelo simples ato de tê-lo, acreditando cegamente que aquele simples pedaço de papel o protegeria magicamente de incêndios, pois não vai.
A verdadeira segurança vem com cuidado constante, com a mudança de comportamentos que podem colocar os ocupantes daquelas imediações em risco, assim como manter seus equipamentos contra incêndio em constante manunteção. Extintores, hidrantes, splinklers, bomba de incêndio, sinalizações e luzes de emergência.
Redes Sociais:
https://www.instagram.com/sudaseg/
https://www.linkedin.com/in/sudaseg/
https://www.facebook.com/engenhariacombateainendio/
Links dos artigos e vídeos citados:
https://globoplay.globo.com/v/9760038/
Leave a comment
Your email address will not be published. Required fields are marked *