Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB – CLCB
Entre em contato(11) 94725-1961
Entre em contato(11) 94725-1961

Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA)

PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS – LAUDO DO SISTEMA DE PARA-RAIOS

O Para-Raios é um item existente na maioria dos Condomínios e visa garantir a segurança da estrutura, dos moradores e dos equipamentos existentes na edificação. O Laudo de Para-Raios, também denominado Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA), verifica a operacionalidade do sistema, se está de acordo com a norma, a medição de resistência ôhmica e a integridade física dos componentes como malhas, captores, descidas, etc.

A NBR-5419/2015 sofreu grande alteração onde é necessário a apresentação de projeto de concepção do sistema de proteção contra descargas atmosféricas para devida fiscalização e comprovação de eficácia do sistema instalado.

Chuva forte pode custar caro, portanto a prevenção é a melhor opção. Seu condomínio deve possuir o Laudo de Para-Raios conforme a norma ABNT 5419/2015 e renová-lo anualmente. O Laudo de inspeção do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas – SPDA, ou Laudo de Para-Raios, trata-se de um documento técnico, com registro das inspeções, verificações e medições realizadas no sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) e também do sistema de aterramento elétrico.

QUAIS AS NECESSIDADES MAIS COMUNS DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS?

1) Locais de grande afluência de público;
2) Locais que prestam serviços públicos essenciais;
3) Áreas com alta densidade de descargas atmosféricas;
4) Estruturas isoladas, ou com altura superior a 25m;
5) Estruturas de valor histórico ou cultural,
6) Edificação, estabelecimentos industriais ou comerciais com mais de 1500 m2 de área construída.

SEU CONDOMÍNIO/EMPRESA PRECISA RENOVAR TODOS OS ANOS O LAUDO?

Laudo de SPDA válido por 1 ano

Caso não tenha encontrado a resposta para a sua pergunta, não hesite em contactar-nos, o nosso suporte ao cliente ficará feliz em ajudá-lo.

Qual a diferença entre o SPDA e o sistema de aterramento?
Os dois são sistemas diferentes, porém complementares e importantes para o funcionamento de cada um. O SPDA é composto por 3 subsistemas: o sistema de captação, o sistema de descidas e o sistema de aterramento.

Eles funcionam conectados para que os raios sejam captados e tenham sua alta corrente conduzida para o sistema de aterramento e escoadas para a terra.

No sistema de aterramento, a descarga elétrica é liberada no solo. Sendo assim, o imóvel e as pessoas próximas não sofram com descargas elétricas ou outros tipos de acidentes como explosões e incêndios.

SPDA Externo não isolado:

Quando são instalados na própria estrutura, podendo ou não incorporar parte das estruturas a ser protegida. Tais como:
– Utilização dos elementos metálicos naturais de telhas, sustentação, vigamentos e pilares que a compõem.

– Utilização das ferragens estruturais que compõem os elementos de fundações como tubulões, estacas, vigas baldrames, blocos, cintas e pilares das edificações.

SPDA Externo isolado:

Quando são instalados isolados da estrutura a ser protegida preservando a dos efeitos térmicos e de explosão do ponto de impacto, causando danos à estrutura.

Subsistema de captação
O correto posicionamento e escolha do subsistema de captação determina o volume de proteção e podem ser compostos por qualquer combinação dos seguintes elementos:

– Hastes: mini-captores pontiagudos, mastros e postes com captores Franklin.

– Condutores suspensos: fios captores aéreos.

– Condutores em malha: cabos e/ou barras de cobre, alumínio ou aço contínuos fixados de forma horizontal e vertical formando Gaiola de Faraday.
– Sistema de para raios
– Tipos de para-raios

Equipe especializada

Precisa de ajuda?

Clique Botão abaixo e solite seu orçamento!
Dúvida em geral

FAQ

Possui outras dúvidas use nossa FAQ
O que é AVCB?

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros é um documento oficial, emitido pelo Corpo de Bombeiro da Polícia Militar, atestando que a edificação possui condições de segurança contra incêndio, aos seus ocupantes, de acordo com o Decreto Estadual do Corpo de Bombeiros vigente na época da construção, alteração do layout e mudança de ocupação.

Por que preciso do AVCB?

O AVCB é necessário por diversos motivos como sendo documento obrigatório para todas as seguradoras pois em caso de incêndio pode a seguradora eximir-se de pagar o prêmio do sinistro, tendo-se a presunção absoluta de falta de segurança por parte da empresa

Qual a validade do AVCB?

O AVCB pode ter validade de 01 a 5 anos dependendo do risco e tipo de ocupação.

O que é PPRA?
O PPRA (Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais) é um projeto de gestão de higiene ocupacional, que visa implementar medidas de controles capazes de suprimir ou reduzir a exposição dos colaboradores de uma empresa a agentes ambientais, sejam eles químicos, físicos ou biológicos, baseado no cronograma estabelecido pelo PPRA.
Quem precisa do PPRA?
O PPRA é obrigatório para todos os tipos de empregadores que contratam empregados por meio da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
Qual a validade e tempo que devo guardar o PPRA?
O PPRA tem validade de 12 meses e deve ser revisado sempre que uma nova situação de risco surgir, bem como na inclusão de novos cargos e/ou setores. O PPRA deve ser guardado por um período mínimo de 20 anos. Passado este período, sugerimos a digitalização do documento.
Quais os riscos de não possuir o PPRA?
A legislação vigente quanto ao PPRA restabelece que a sua não implantação pode trazer passivos trabalhistas à empresa negligente, tais como: MULTAS JUNTO AO MINISTÉRIO DO TRABALHO.
Quem precisa realizar Plano de Abandono?

Todas as edificações que de acordo com o Decreto Estadual do Copo de Bombeiros precisa Plano de Abandono:
– Serviços de hospedagem com altura igual ou superior a 23 metros;
– Shopping centers;
– Edificações comerciais com altura igual ou superior a 23 metros;
– Serviços profissionis com altura acima de 30 metros;
– Edificações classificadas como eduacional e cultural com altura igual ou superior a 23 metros;
– Locais de reuniao de público com lotação acima de 1.000 pessoas e grupo F-3;
– Hangares com área superior a 5.0000 m²;
– Grupo H-2, H-3, H-5 – com qualquer altura;
– Grupo I-2 com altura igual ou superior a 23 metros;
– Grupo I-3 qualquer altura;
– Grupo J-3 e J-4 qualquer altura;
– Locais com armazenamento de líquidos inflamáveis acima de 20 m³ ou gases acima de 10m³.

O que é CIPA?
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA é regulamentada pela norma regulamentadora nº 05 do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE. Tendo como objetivo a prevenção dos acidentes e das doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. As atividades e responsabilidades da CIPA além de contribuir para a saúde e segurança dos trabalhadores também aumenta a produtividade da empresa, isso porque colaboradores que realizam suas atividades em um lugar seguro e saudável tendem a se sentir melhor e mais dispostos a trabalhar. Então além da CIPA promover a saúde e segurança, ela também pode ajudar no crescimento das empresas!
O que é EPI?

O Equipamento de Proteção IndividualEPI é todo dispositivo ou produto de uso individual a ser utilizado pelo trabalhador, que se destina a protegê-lo dos possíveis riscos que ameaçam a sua segurança e a sua saúde no trabalho.

Podemos citar alguns exemplos de EPI’s:

Luvas de proteção e segurança;

Protetor auricular; Capacetes de segurança;

Óculos ou viseiras de segurança, dentre outros.

Telefone Úteis
Telefones Úteis
Em caso de emergência ligue para os números abaixo!
Policia Militar

Ligue 190

SAMU

Ligue 192

Search for products

Back to Top
Product has been added to your cart